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Desafio do Projeto

O Grupo ABB é líder em tecnologias de energia e automação e opera em Portugal numa estrutura de 5 divisões. O desafio era colocar as equipas de vendas das 5 divisões a trabalhar sobre a mesma plataforma de CRM, possibilitando o cross-selling e up-selling, aproveitando a base de contactos e relações que cada uma das divisões dispunha. Uma implementação rápida e eficaz tratava-se de um must have do projeto, apenas ao alcance de uma solução cloud como o Salesforce.com, uma vez que já existia uma solução de CRM implementada corporativamente e internacionalmente, cujo user adoption era bastante reduzido.

Solução Implementada

A equipa da Step Ahead Consulting trabalhou em conjunto com os responsáveis das 5 divisões da ABB Portugal, de forma a entregar uma solução que rapidamente solucionasse os desafios de comunicação e partilha de informação existentes na ABB Portugal, entregando a solução da Salesforce.com CRM Sales Cloud.

Desta forma foram implementados os seguintes processos:

  • Ferramenta de Colaboração Chatter;
  • Informação de Clientes e respetivos Contactos, devidamente uniformizados e devidamente identificado qual a pessoa dentro de cada uma das divisões da ABB Portugal que seria responsável pelo Cliente;
  • Partilha de Oportunidades e Pipeline Comercial entre Divisões;
  • Desenvolvimento do conceito de Gestão de Obras;
  • Controlo de versões de Propostas apresentadas, sendo que grande parte das Propostas são construídas para a mesma Oportunidade, logo era essencial solucionar o desafio de uma pipeline 100% correto.
Resultados

Os benefícios chave alcançados incluem:

  • Partilha de informação entre as diferentes divisões da ABB Portugal;
  • Pipeline devidamente identificado e valorizado;
  • Colaboração em tempo real e em qualquer lugar;
  • Reporting atualizado em tempo real.
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