UM PEQUENO GESTO LOGO
Desafio do Projeto

A Um Pequeno Gesto (UPG) é uma ONGD sem fins lucrativos que actua em Moçambique, na Província de Gaza, desde 2004. A sua estrutura e intervenção apoia atualmente mais de 900 crianças através do Programa de Apadrinhamento, aprofundando-o com Projectos em áreas como Educação, Infraestruturas, Alívio à Pobreza e Sustentabilidade. Dada a importância do histórico de evolução escolar, pessoal e de saúde de cada criança, o principal objectivo era otimizar a organização dos dados, de forma a facilmente retirar métricas a partilhar com os contactos e padrinhos da associação. Devido à mobilidade dos colaboradores da UPG e uma vez que não existia uma solução de CRM implementada, uma solução cloud como o Salesforce.com era imperativa de forma a facilitar o acesso de todos os colaboradores à mesma plataforma.

Solução Implementada

A equipa da Step Ahead Consulting trabalhou em conjunto com os colaboradores da UPG de forma a entregar uma solução que rapidamente solucionasse os desafios de comunicação e partilha de informação existentes na UPG, entregando a solução da Salesforce.com CRM Salesforce Foundation. Desta forma foram implementados os seguintes processos:

  • Perfilamento da criança dentro do Salesforce, com registo de informações clínicas e registos de educação (informação escolar e avaliações) das crianças;
  • Informação de Doadores e respetivos Contactos, devidamente uniformizados e classificados de acordo com os conceitos de Doadores ou Doadores Padrinhos, com respetivas relações de apadrinhamento;
  • Criação de novos objetos de forma a guardar informação de forma mais otimizada; Implementação de automatismos para envios de lembretes de aniversário;
  • Implementação de mecanismos para envio de fichas de afilhados e fichas de avaliação a respetivos padrinhos;
  • Definição de automatismos de fluxos de email de forma a tornar a angariação de fundos mais eficiente;
  • Registo de pagamentos de “donativos”, “apadrinhamentos” e “apadrinhamentos extra” e implementação de automatismos de fluxos de email relacionados com pagamentos (como lembretes e avisos de pagamento);
  • Integração com sistemas de pagamento (SEPA) para facilidade de cobrança dos apadrinhamentos nas respetivas nas datas;
  • Desenvolvimento de relatórios de forma a aferir da evolução das crianças, consultar pagamentos efetuados ou em falta, e retirar métricas acerca da angariação de fundos da associação e dos potenciais doadores a contactar.
Resultados

Os principais benefícios alcançados incluem:

  • Plataforma com partilha otimizada de informação entre os diferentes colaboradores da UPG;
  • Colaboração em tempo real e em qualquer local, facilitando o acesso da equipa;
  • Registo do histórico das informações das crianças, a nível pessoal, escolar e de saúde, essenciais para a avaliação do impacto da associação na vida das mesmas;
  • Melhoria no contacto e nas relações com os doadores e padrinhos, fomentando a angariação de donativos para com a associação e crianças;
  • Facilidade na cobrança de mensalidades de apadrinhamentos devido à integração desenvolvida;
  • Reporting em tempo real.
Contacte-nos

Envie-nos a sua dúvida. Entraremos em contacto assim que possível. Obrigado

Not readable? Change text.