
A Uniplaces é uma das bem sucedidas startups Portuguesas. Distingue-se por ser uma plataforma online de alojamento onde estudantes de qualquer parte do mundo podem reservar um apartamento ou quarto de uma forma fácil e segura. Pretende eliminar a insegurança de qualquer estudante internacional, facilitando o processo de procura e reserva de casa. Ao mesmo tempo que ajuda os proprietários no arrendamento das suas habitações, em menos tempo e de uma forma mais rentável. O principal objectivo deste processo foi fazer um re-assesment ao actual Salesforce de modo a perceber como o poderíamos tornar mais eficiente e como poderia colmatar alguns processos que ainda não estavam representados dentro da solução Salesforce existente.
A Step Ahead Consulting, conjuntamente com a equipa de Projecto da Uniplaces, redesenhou uma nova maneira de usar o Salesforce, potencializando as suas capacidades nativas e melhorando o processo recorrendo a desenvolvimento adaptado às necessidades. Na fase inicial o projecto foi muito focado em toda a equipa que faz angariação de senhorios e a equipa que trata a publicação das casas angariadas. A complexidade de necessidades levou a que o projecto implicasse muito desenvolvimento para conseguir da melhor forma possível tornar o trabalho das equipas o mais eficiente possível, conseguindo, por um lado, aumentar o número de conversões de leads e, por outro, dar mais ferramentas e capacidade de gestão ao utilizador final para cumprir o seu trabalho.
Foram implementados os seguintes processos:
- Utilização do Salesforce Sales Console;
- Criação de uma tabela dinâmicas para atribuição do scoring a Leads, Lógica de assignação automática de Leads baseado em critérios pré definidos;
- Widget para cada Agente pedir as suas leads, Painel para o Sales Manager para controlo do volume de leads que está em tratamento;
- Página customizada com uma visão individual para cada agente;
- Calendário de disponibilidade dos Fotógrafos dentro do Salesforce;
- Página customizadas para criação rápida de informação enquanto o Agente está em contacto com o cliente;
- Integração com diferentes sistemas internos;
- Diversos acessos e caminhos para facilitar as acções do utilizadores;
- Automatismo para envio da informação;
- Introdução do conceito de Oportunidades, Accounts, Contacts;
- Criação de novos conceitos para responder a necessidades identificadas.
- Maior eficiência na priorização das Leads em Pipeline;
- Utilização de mais eficiente do Salesforce;
- Maior controlo sobre o Pipeline para os Managers;
- Informação estruturada potencializando outras iniciativas;
- Maior facilidade de navegação para o Agente;
- Plataforma mais limpa e organizada;