Vamos falar?

Custo da chamada rede móvel nacional.

Voz e tom de comunicação

Step Ahead Consulting, S. A.

Voz e tom de comunicação

Voz

A nossa voz é o substrato de quem somos, da nossa identidade. É o elemento de base que usamos quando articulamos nas formas verbal e escrita com todos os que nos rodeiam.

Humano

Comunicamos respeitando as emoções do utilizador em função do contexto de uso e a fase da jornada em que se encontre aplicando o tom correto.
Encorajamos o utilizador a concluir uma tarefa com sugestões práticas.
Explicamos de forma clara como é que será impactado perante um erro, mas não explicamos mais do que é necessário, usando informação redundante.
Somos inclusivos, incluindo todos os utilizadores para que qualquer pessoa possa usar.
Antecipamos perguntas do utilizador e as suas preocupações, fornecendo proativamente respostas.

Bem-disposto

Comunicamos de forma bem-disposta sem parecermos brincalhões. A nossa linguagem e gramática reflete otimismo. Simples, positivo e voltado para o futuro.

Confiante

Usamos o nosso saber para ajudar os utilizadores a terem sucesso e nunca o culpabilizamos pelos erros aplicacionais.
Escrevemos de forma clara e nunca pretensiosa, sem jargões ou linguagem técnica.

Somos concisos na explicação que damos sobre os benefícios das nossas soluções, mas nunca comunicando um benefício maior do que o real.

Tom

O nosso tom varia em função da audiência e do respetivo contexto.
Em função do contexto usamos um tom encorajador, informativo ou empático, visando uma resposta apropriada e significativa. Conscientes da existência de situações positivas, neutras ou negativas, adaptamo-nos ao momento e ao nosso interlocutor e usamos o tom apropriado.

Os nossos pilares que suportam a redação escrita

Ícone de um olho sobre um fundo claro

Claro

Damos contexto para que os utilizadores percebam.
Não usamos termos técnicos. A mensagem que escrevemos tem sempre a ver com a ação a ser feita pelo utilizador.

Ícone de um lápis sobre um fundo vermelho

Conciso

Conciso não significa pequeno, mas sim económico. Não usamos palavras supérfluas no corpo do texto, nos títulos, cabeçalhos e leads.

Ícone de uma mão sobre um fundo azul

Útil

Guiamos os utilizadores para o próximo passo. Somos diretos e ajudamos o utilizador a fazer a ação que pretende.

Pode ser do seu interesse: