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Uma Revolução Tecnológica na Gestão da Jornada Mundial da Juventude

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A Step Ahead Consulting assume um papel decisivo na gestão eficiente da Jornada Mundial da Juventude, unindo-se à organização para centralizar, num sistema inovador, a coordenação de mais de 300 mil peregrinos e 30 mil voluntários de 151 países.

Com uma abordagem pioneira, garantimos a otimização de processos e deixámos uma notável “pegada tecnológica de Portugal” nesta edição do evento.

Paulo Viçoso Guerra, presidente da Step Ahead Consulting, destaca a centralização de processos e a pré-definição de workflows como fundamentais, poupando horas de trabalho voluntário.

O projeto, conduzido pela equipe única Step Ahead Consulting e JMJ, não só simplifica a gestão, mas também proporciona a extração de dados em tempo real, essenciais para a organização e planos de contingência.

Enquanto enfrentámos a complexidade da Jornada Mundial da Juventude, reforçamos o nosso compromisso em explorar nichos de mercado e otimizar processos, demonstrando a expertise adquirida desde a nossa criação no início do século.

Damos a conhecer o texto integral do artigo publicado no Jornal Económico na sequência da entrevista ao Presidente do Conselho de Administração da Step Ahead Consulting.

Empresa portuguesa gere voluntários e peregrinos:

“não há margem de erro”

A Step Ahead Consulting juntou-se à organização da Jornada Mundial da Juventude para centralizar num só sistema a gestão do evento, o que “poupa horas de trabalho voluntário”. Fica uma “pegada tecnológica de Portugal”.

Mais de 300 mil peregrinos de 151 países, cerca de 30 mil voluntários de vários cantos do mundo e uma carga de trabalhos para que nada corra mal. Desta vez, no entanto, todo o processo está a ser centralizado com o contributo de uma tecnológica portuguesa.

A Step Ahead Consulting “ajudou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em toda a análise, consultoria das melhores práticas e processos a implementar”, afirma Paulo Viçoso Guerra, presidente da empresa. Foi executada “a gestão de todos os voluntários, dos peregrinos, do Festival da Juventude, dos media, dos consentimentos e integração com a plataforma de inscrições do Vaticano, e toda a credenciação do evento”.

Esta é “a primeira Jornada Mundial da Juventude que conta com um sistema onde toda a gestão de entidades se encontra centralizada e os processos e “workflows” entre departamentos estão pré-definidos, poupando assim horas de trabalho voluntário”, explica o gestor, que conta deixar “a pegada tecnológica de Portugal implementada”.

O projeto está a ser executado por uma “equipa única de projeto – Step Ahead Consulting e JMJ”, sendo possível retirar “vários dados e métricas em tempo real”, que são “fundamentais para a organização do evento e preparação de todos os planos de contingência necessários”, acrescenta o CEO.

Rita Canhão, diretora comercial da empresa, garante ainda que não houve grandes desafios a ultrapassar na implementação do projeto “Tem um fim bem definido e como tal não há margem para erros e derrapagens”, nota a responsável, garantindo que “desde a primeira reunião do projeto, foram logo identificados os principais problemas a mitigar”.

 

 

À caça de nichos de mercado

Criada no início do século com uma equipa inicial de 5 pessoas, a Step Ahead Consulting especializou-se em simplificar, digitalizar e otimizar processos, “passando rapidamente para o mercado internacional”, com um primeiro foco em registos e notariado, recorda Paulo Viçoso Guerra.

Hoje, com investimento de um único acionista e totalmente nacional, a Step Ahead Consulting conta com 97 trabalhadores, fatura seis milhões de euros e tenta descobrir “nichos de mercado”. “Essa é a nossa essência”, sublinha o CEO.

Entre os seus principais clientes estão o Ministério da Justiça, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Sonae, a Jerónimo Martins, a Navigator, o SL Benfica e a Universidade Católica.

Vítor Rodrigues Oliveira – Jornal de Negócios

 

 

Veja o artigo original do Jornal de Negócios de 03 de agosto de 2023 here.